terça-feira, 27 de julho de 2010

DERRUBANDO PAREDES,

CONSTRUINDO PONTES

Na vida, estamos sempre desempenhando algum

papel: o de chefe, pai, mestre, aprendiz, amante, anjo,

sábio, ídolo, ator, juiz, capataz, carrasco, herói...

E nos relacionando: em casa, no trabalho, no trânsito,

em família, com amigos, com credores,

fornecedores e amores...

Basicamente, em cada papel, cenário, e momento,

podemos estar derrubando paredes ou

construindo pontes.

Tomar consciência de como agimos é meio caminho

andado para nosso crescimento pessoal e profissional...

Levantar paredes é sinônimo de separatividade...

Construir pontes é sinônimo de união...

Levanto paredes sempre que humilho, desprezo

ou agrido, nego-me a ouvir, sou autoritário e

dono da verdade, zombo, grito, uso do meu poder

para submeter a vontade do outro, fecho-me ao

diálogo, faço tudo para aparecer e parecer maior

do que sou, negligencio minha saúde integral...

Construo pontes sempre que ouço, coloco-me
no lugar do outro, reconheço esforços, valorizo

a dedicação, respeito sentimentos, dou um sorriso,

me interesso de fato pela outra pessoa, percebo que

não sou o centro do universo, sou grato, tenho a

humildade de aprender, não tenho medo de me

revelar como sou...

Poderia escrever muitas laudas sobre levantar

paredes e construir pontes.

O importante é estabelecer dentro de si a eterna

vigilância sobre cada ato e momento, prestar atenção

sobre as próprias tendências.

Levantar paredes, afastando, atemorizando,
enganando, mistificando, agredindo, humilhando,

ignorando, submetendo, calando, zombando,

abandonando...

Ou construir pontes, aproximando, tranqüilizando,

ouvindo, cultivando a verdade, respeitando, ensinando,

aprendendo,reconhecendo, dialogando, amando,
protegendo...

Faça o gesto de apontar para alguém ou algo.

Olhe para sua mão.

Veja que enquanto um dedo aponta fora,

há três dedos voltados para si mesmo.

Isso deve ter algum significado não?

Enquanto estiver muito preocupado em parecer

superior, mais e mais paredes se levantarão em

torno de você, ainda que esteja sempre

no meio de multidões.

Os amigos verdadeiros, as pessoas que têm
algum afeto por você, se acostumarão com sua
ingratidão, com sua negligência, com seu
descaso, com suas traições, com seu desamor,
e cada dia sua ausência doerá menos...

Reconstruir pontes...

Restaurar ligações...

Resgatar a ternura...

Recuperar o amor próprio...

Reunir...religar...

acima de tudo...

Retomar o leme de seu próprio destino

(Autor desconhecido)



Nenhum comentário: